Para desenvolver as ações pedagógicas, apóia-se na Pedagogia Histórico-Cultural também chamado Sócio-Histórica ou Sócio - Interacionista, na qual o sujeito é compreendido como sendo construído e construindo-se em suas tecitura históricas e relações culturais; entende o trabalho educativo como parte integrante do momento histórico em que se vive, tendo em vista as múltiplas determinações que nos possibilita visualizar a transformação. Entende que a aprendizagem e o desenvolvimento se realizam na interação com os sujeitos contemporâneos.
Nesse sentido, busca a construção de um sujeito baseado nos princípios de justiça, igualdade e solidariedade, buscando a promoção humana, a paz e a justiça social.
Para garantir, na prática, os princípios filosóficos e pedagógicos que dão suporte ao Projeto Político Pedagógico e a humanização das relações sociais, a E.E.B. Lauro Müller procura criar um espaço onde todos se reconheçam como sujeitos responsáveis, críticos e participativos. Neste contexto, é responsabilidade do professor(a) orientar e avaliar o importante processo de aprendizagem. ORIENTAR, não substituir o esforço próprio do aluno (a). AVALIAR, para garantir o direito do aluno (a) de aprender.
Procura-se oferecer um ambiente sadio, em que os alunos (as) se sintam seguros tanto física e emocionalmente; e estimula a prática de atividades esportivas, artísticas e culturais com a finalidade da inclusão social. Por isso, nosso sonho se expressa em “assegurar uma escola inclusiva com condições de aprendizagem para todos”, de modo que as ações e projetos implantados e/ou implementados encaminhem à concretização deste sonho.
A Unidade Escolar tem como objetivo geral: refletir e propor alternativas para garantir Educação de Qualidade Social, que é direito de todos e dever do Estado, e que passa pela democratização do acesso e garantia de permanência e condições de aprendizagem na Escola Pública, sem discriminação de qualquer natureza.
Os objetivos específicos são:
• Implementar os projetos de educação de inclusão já existentes na escola e dinamizar a criação de novos projetos;
• Estabelecer parcerias com as universidades, entidades de ensino, ONGs, empresas do entorno da escola, sindicatos e outros órgãos de desenvolvimento de atividades pedagógicas, esportivas e sociais;
• Incentivar e apoiar a construção de propostas alternativas de educação, como forma de valorizar a capacidade criativa e critica da comunidade escolar e contribuir para a democratização da sociedade;
• Promover a reflexão coletiva sobre os conflitos existentes, qualificando-os, visando a superação destes em prol de um ambiente escolar ético e democrático;
• Manter os espaços físicos da escola adequados, a fim de propiciar a interação e integração de todos;
• Garantir oportunidades de qualificação dos profissionais que atuam na escola, incluindo também a capacitação dos professores no curso de LIBRAS;
• Procurar manter uma alimentação variada, contínua e de qualidade;
• Reivindicar junto aos órgãos oficiais, por políticas de financiamento promotoras da qualidade de ensino;
• Garantir a construção do currículo, superando a forma fragmentada, através de metodologias e concepções pedagógicas que considerem os alunos como sujeitos históricos de seu processo educativo;
• Oportunizar a continuidade do processo de construção: da avaliação, do conselho de classe, do planejamento e do calendário escolar;
• Viabilizar a realização de atividades esportivas no Ensino Fundamental e Médio;
• Ampliar o acervo da biblioteca;
• Manter o corpo docente e a comunidade escolar informada quanto à legislação pertinente: LDB, Lei do Sistema Estadual-170 e demais resoluções que regem o Ensino Estadual Público.
• Promover e organizar atividades pedagógicas na escola e em outros ambientes;
• Assumir responsabilidade, apoiando e incentivando, as cerimônias de formatura e outros eventos importantes para a escola;
• Zelar pelo patrimônio público;
• Manter a contínua discussão e construção do Projeto Político Pedagógico da escola com a atuação e participação de todos os segmentos (pais, alunos, funcionários e direção);
• Estimular e apoiar a criação do Grêmio Estudantil;
• Organizar a comunidade escolar através do Conselho Deliberativo e APP;
• Ampliar a instalação de recursos tecnológicos de informática;
• Proporcionar encontros de discussões de práticas pedagógicas para o Ensino Fundamental de nove anos.