O que você encontra no nosso blog:

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Projeto Rato de Biblioteca

Foi lançado hoje na EEB Lauro Müller o Projeto Rato de Biblioteca. 

            

Regulamento Resumido do Projeto Rato de Biblioteca


·         Cronograma:
                  Início em 16 de Agosto  de 2011, término em 25 de Novembro de 2011.
·         Pontuação: O desempenho dos participantes será avaliado pela quantidade de páginas lidas, dentro de cada classe de obras selecionadas. Somam-se aos pontos das páginas lidas a “nota” do que foi produzido como forma de verificação da leitura para as classes: Diamante, Safira, Ouro, Prata e Bronze. Para as Categorias Infantis e Pequeno Leitor contarão apenas os pontos das páginas lidas. Cada categoria terá um valor próprio, como segue:
a)      Classe Diamante – Poesias : uma página = 1,5 pontos.
b)       Classe Ouro  - Biografia, , Meio Ambiente : uma página = 1,3 pontos.
d)      Classe Prata ( Literatura ): uma página = 1,2 pontos.
e)      Classe Bronze ( Gibi ):   uma página = 1,0 pontos
·         Participantes: São acolhidos por ordem de inscrição (na biblioteca da escola) de forma voluntária. Todos os alunos podem participar.

·         Verificação da leitura: Ao final de cada livro lido, o participante deverá preparar uma apresentação que demonstre a leitura. Só terão validade as páginas de livros pertencentes ao acervo da Biblioteca da escola. A forma de verificação da leitura será exclusivamente em vídeo de até 2 minutos ou história em quadrinhos (alunos da 6 ª Série em diante), resumo curto (1º ao 4º ano) ou ainda desenho, recorte ou colagem .Nota: Para os livros lidos no pré, serão considerados os empréstimos feitos pelo sistema da biblioteca, não podendo ser pego mais de uma vez o mesmo livro.

·         Critérios de avaliação da leitura. Apenas para alunos da  6 ª série em diante (portanto apenas categoria D). A pontuação será atribuída de acordo em escala de 0 a 50 pontos assim distribuídos:
a)      Clareza/Objetividade (até 10 pontos)
b)      Organização/ Sequência (até 10 pontos)
c)      Criatividade (até 10 pontos)
d)      Texto/Conteúdo (até 10 pontos) 
e)      Ortografia/Fala/Concordância (até 10 pontos)


·         Prova surpresa: Poderá haver uma prova surpresa, para se fazer no ato da devolução do livro, com três perguntas sem direito a consulta, aplicadas a alguns participantes, escolhidos por amostragem. Errar todas as questões anulará os pontos daquele livro.

·         Zelo pelo livro: Será valorizado o zelo para com as obras como não dobrar os cantos das folhas para marcar a página onde parou a leitura, não escrever, não sublinhar, não rasgar o livro, etc. Em caso de estragos, a leitura correspondente será desconsiderada e exigida a reparação.

·         Classificação: A classificação dos vencedores será feita de acordo com a maior pontuação individual, 1º, 2º lugares e para a classificação da turma será somado o total de pontos dos alunos participantes da turma, já descontados os pontos que forem perdidos, mais bônus.

  • Débitos com a Biblioteca.  O participante do desafio deverá estar em dia com sua ficha da biblioteca (devoluções ) caso contrário ficará impedido de retirar o livro até regularizar a situação. 
  • O ranking.  O ranking dos participantes será divulgado quinzenalmente no blog da escola e no mural da biblioteca.
  • Bônus. Poderão ser atribuídos pontos-bônus a critério dos organizadores. As tarefas podem incluir: Desenhos, colagens, trabalhos em argila ou massa de modelar, persuadir um ou mais membro(s) da família para ler o mesmo livro e trazê-lo para falar da experiencia,  ir  ao asilo/casas lares/presídio e contar a história  que leram (este evento deve ser fotografado para comprovação) ou compor letras musicais baseados nas obras que leram e colocar numa melodia já conhecida (paródia).
  
Comissão julgadora. A comissão julgadora será composta pelos professores regentes, professores de Língua Portuguesa, coordenação pedagógica, orientação educacional, direção escolar e atendentes da biblioteca, que serão responsáveis por verificar a leitura e atribuir os pontos/notas correspondentes. Fica estabelecido que a mesma comissão julgue os casos não previstos neste documento.

O Projeto Rato de Biblioteca é uma idealização da Escola Adventista. Quer saber mais?
Entre no endereço abaixo: